Sem a manutenção preventiva do data center, falhas acabam se espalhando silenciosamente pela infraestrutura de TI. Até que, certo dia, a empresa arca com as consequências.
Neste conteúdo, você irá descobrir os motivos para se fazer regularmente a manutenção preventiva do data center e qual o custo de um data center parado.
Por que fazer a manutenção preventiva do data center?
Diferente da manutenção preditiva e manutenção corretiva, a manutenção preventiva encarrega-se de evitar que os problemas surjam.
A queda repentina do sistema, por exemplo, é o principal deles.
No entanto, esse é apenas um dos motivos para se fazer a manutenção preventiva do centro de processamento de dados.
Há outras razões igualmente convincentes. A seguir, veja quais são
3 motivos para fazer a manutenção preventiva do data center
Você não precisa esperar que os equipamentos do data center apresentem problemas para, só então, consertá-los.
Com a manutenção preventiva é possível ganhar tempo e economizar dinheiro. Confira 3 motivos para fazê-la.
- Evitar a queda do sistema
Imagine a enxurrada de contratempos que a queda do sistema gera em uma empresa.
Os processos empresariais simplesmente param. Logo, os prazos atrasam, o faturamento cai e a credibilidade do negócio vai junto.
Fazer a manutenção preventiva do data center, no entanto, evita que isso ocorra. Ela mantém os prazos em dia, o faturamento em crescimento e a credibilidade da empresa livre dos comentários negativos de clientes.
- Manter os equipamentos atualizados
Há inúmeros motivos responsáveis por destruir a eficiência de uma empresa, e o uso de equipamentos obsoletos no data center é um deles.
A manutenção preventiva permitirá a identificação desses equipamentos ultrapassados, e assim, possibilitar que sejam substituídos por novos.
Um processador lento, por exemplo, impedirá a expansão de uma empresa, especialmente se ele não der conta da sua demanda.
- Mais facilidade de se recuperação após problemas com equipamentos
A manutenção preventiva do data center, embora eficiente, não resolve tudo. As imprevisibilidades podem acontecer, como uma peça que apresenta defeito subitamente.
O ponto é: com essa manutenção, a maior parte dos problemas que poderiam acontecer com a infraestrutura de TI é eliminada.
Como resultado, a empresa tem maior facilidade para lidar com eventuais problemas que podem surgir no centro de processamento de dados.
Custo de um data center parado
O custo de um data center parado pode sair bem caro.
Há uma diversidade de negócios no mercado, sendo o data center de grande importância para cada um deles — e o custo de tê-lo parado está diretamente ligado a essa importância.
Uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, caso tenha seu data center parado, sofrerá consequências financeiras nada agradáveis.
O que reforça, mais uma vez, a importância da manutenção preventiva desse centro de dados.
Tenha segurança ao fazer a manutenção preventiva do data center
Talvez o data center da sua empresa esteja prestes a apresentar problemas em algum equipamento, ou talvez não.
De qualquer forma, fazer a manutenção preventiva dele é essencial.
Com a DC Parts, você tem a manutenção completa do data center do seu negócio. Além de outros serviços, entre agora mesmo em contato com nossos especialistas e entenda como podemos te auxiliar na manutenção dos seus equipamentos.
Ou se preferir, preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco, agora!