Ir para o conteúdo
Sobre Nós
Agora na Colômbia
  • Os país que estamos
    • Colômbia
    • São Paulo/Brasil
  • Os país que estamos
    • Colômbia
    • São Paulo/Brasil
  • +55 11 3022-4694
  • 0800-607-2787
  • contato@dcparts.com.br
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
logo_dc
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
ORÇAMENTO
  • .

    Soluções

    Storage
    Servidor
    Rede

    Serviços

    Field
    Suporte
    Contrato

    Peças

    DELL
    DELL EMC
    HITACHI
    HPE
    IBM
    Netapp
    Cisco

    Conteúdo

    Materiais

    Blog DC

    Casos de sucesso

    End of life

    Data Sheets

    Part Numbers

    Atendimento

    Pergunte ao engenheiro

    Contato

  • +55 11 3022-4694
  • contato@dcparts.com.br
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
logo_dc
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
ORÇAMENTO
  • Início
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • Material Rico
  • Blog DC Parts
  • Casos de sucesso
  • End of Life
  • Data Sheets
  • Part Numbers
  • Quem somos
    • DC Parts em São Paulo
    • DC Parts em Colômbia
  • Pergunte ao Engenheiro
  • Contato

O que Fazer Após o Fim da Garantia do Data Center

Quando a garantia do Data Center expira, o departamento de TI da organização fica vulnerável. Primeiramente porque a cada dia aumentam as chances dos equipamentos (ativos) apresentarem falhas; mas também porque, caso isso aconteça, os prejuízos serão enormes.

Então, neste artigo nós vamos te mostrar as opções do que fazer quando a garantia do data center expirar, inclusive com vantagens e desvantagens de cada uma. Acompanhe.

Renovar a garantia do data center pela OEM

Se a OEM (Original Equipment Manufacturer, ou fabricante do equipamento original) oferece a renovação da garantia, essa parece a escolha óbvia. No entanto, o custo pode ser inflado na tentativa de lhe vender um novo equipamento.

É imediato pensar que quanto mais novo um hardware for, melhor. Mas nem sempre isso se converte em algo realmente vantajoso para a empresa, principalmente considerando o alto custo da implementação de equipamentos modernos.

Além disso, a fabricante original tende a cobrar mais caro simplesmente por ser a “dona” do projeto, ou seja, considerando apenas questões de marca.

Revigorar os ativos do data center

Ao invés de estender a garantia completa por mais alguns anos, existe a opção de substituir apenas os equipamentos cuja garantia expirou. Dessa forma, você evita gastos elevados com uma substituição desnecessária de hardware e ainda mantém todo o data center moderno e com garantia.

Acontece que essa opção também exige um capital considerável, já que hardwares modernos são mais caros. Além disso, é preciso colocar na balança os custos de migração dos dados, o que, inclusive, deve ser feito por um profissional qualificado.

Manutenção interna de hardwares

Com a garantia expirada e tomada a decisão de não renovar com a fabricante, existe a opção de fazer essa manutenção “em casa”, ou seja, pelos profissionais da empresa. Eles serão os responsáveis por monitorar todos os ativos e fazer ajustes preventivos.

De um lado, existe a vantagem de não manter vínculos com a fabricante, que, como mostramos, tende a cobrar caro para estender a garantia. De outro, porém, tem o fato de que os funcionários encarregados de tal tarefa precisam ser, inegociavelmente, bem capacitados, afinal, a intenção é não depender da OEM.

Por lógica de mercado, quanto mais bem capacitado um profissional é, maior o seu salário. Além disso, será um desperdício agregar uma pessoa de alto nível como esta e não proporcioná-la acesso a um estoque de reposição farto.

Então, dependendo do nível de complexidade do seu data center, optar pela manutenção de hardwares interna por razões financeiras pode não ser vantajoso.

Manutenção externa de hardwares

Também conhecida como TPM (Third-Party Maintenance, ou manutenção terceirizada), essa opção recruta especialistas para estender o ciclo de vida dos hardwares. Normalmente trata-se de um modelo de serviço de baixo custo.

Esse serviço pode ser prestado através da substituição pontual de um ativo ou pelo serviço recorrente de manutenção preventiva. Ou seja, a última opção se converte em uma extensão terceirizada da garantia, dispensando a necessidade de contratação de funcionários especializados.

Como fazer uma boa escolha

Você tem essas opções acima para considerar, mas se ainda está com dúvida sobre qual é a melhor, precisa realizar um olhar interno. Assim, ao olhar com uma lupa para as necessidades da empresa, saberá o que funcionará melhor para ela.

Quer a nossa ajuda neste processo? Entre em contato ou preencha o formulário abaixo para saber detalhes das soluções para seu data center!

Insights

Conteúdos relacionados

O que é EOL e como isso impacta a disponibilidade de equipamentos de TI?

O que é EOL e como afeta as empresas

EOL, sigla para “End of Life” (fim da vida, em português), é um termo utilizado no contexto de produtos, especialmente hardware e software. Ele indica

Saiba mais »
As peças refurbished, ou recondicionadas, representam uma ótima alternativa para quem busca peças de reposição para equipamentos eletrônicos a preços mais acessíveis. Mas qual é a origem dessas peças? Embora a resposta possa variar, geralmente elas provêm de algumas fontes específicas.

Origem das Peças Refurbushed

As peças refurbushed, ou recondicionadas, representam uma ótima alternativa para quem busca peças de reposição para equipamentos eletrônicos a preços mais acessíveis. Mas qual é

Saiba mais »
Nosso compromisso é estar ao seu lado 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um atendimento rápido e eficiente em todo o país.

DC Parts: Presente em Mais de 120 Cidades

A DC Parts tem uma ótima novidade para compartilhar! Agora estamos presentes em mais de 120 cidades em todo o Brasil, levando nossos serviços especializados

Saiba mais »
A DC Parts se destaca nesse mercado, oferecendo equipamentos e peças EOL de alta qualidade, com garantia de 1 ano e suporte técnico especializado. Além disso, a DC Parts possui um rigoroso controle de qualidade em seus processos de controle e testes, assegurando a confiabilidade dos equipamentos fornecidos.

Mercado de EOL em Ascensão

Nos últimos anos, um fenômeno notável vem ocorrendo no mercado brasileiro de tecnologia da informação (TI): a expansão do mercado de equipamentos End-of-Life (EOL) em

Saiba mais »
A DC Parts é uma dessas empresas, que também oferece garantia de 1 ano para peças e equipamentos vendidos e consertados, proporcionando aos clientes tranquilidade e segurança na manutenção de seus equipamentos.

Desafios na Manutenção de Equipamentos EOL

Em ambientes de TI de missão crítica, em que a disponibilidade e a confiabilidade são essenciais, a manutenção de equipamentos torna-se um fator essencial para

Saiba mais »
Mitos e receios de extensão de suporte em equipamentos de TI

Mitos sobre Suporte de TI Fora da Garantia

A DC Parts desmistifica alguns mitos e receios na hora de renovar o suporte dos seus equipamentos TI fora da garantia Aqui vamos listar alguns

Saiba mais »
DC PARTS
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
DC PARTS
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO

Somos especialistas em soluções para Data Center, oferecendo equipamentos e serviços com suporte para ampliar o ciclo de vida dos seus ativos de TI.

Linkedin Facebook

Políticas de uso, privacidade e cookies

Brasil
DC Parts Comércio e Serviços Ltda
CNPJ 38.314.497/0001-95
Rua Arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues, 428, Altos de Pinheiros, São Paulo, SP, 05446000, Brasil
Telefone (11) 3022-4694                                    0800-607-2787  – Suporte 24h

Colômbia
Cra. 13 #112-05, Pereira, Risaralda, Colômbia

Telefone: +57 300 929 1404

Boleto
Mercado pago