Ir para o conteúdo
Sobre Nós
Agora na Colômbia
  • Os país que estamos
    • Colômbia
    • São Paulo/Brasil
  • Os país que estamos
    • Colômbia
    • São Paulo/Brasil
  • +55 11 3022-4694
  • 0800-607-2787
  • contato@dcparts.com.br
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
logo_dc
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
ORÇAMENTO
  • .

    Soluções

    Storage
    Servidor
    Rede

    Serviços

    Field
    Suporte
    Contrato

    Peças

    DELL
    DELL EMC
    HITACHI
    HPE
    IBM
    Netapp
    Cisco

    Conteúdo

    Materiais

    Blog DC

    Casos de sucesso

    End of life

    Data Sheets

    Part Numbers

    Atendimento

    Pergunte ao engenheiro

    Contato

  • +55 11 3022-4694
  • contato@dcparts.com.br
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
  • Suporte
    • Abertura de Chamados
logo_dc
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
    • Field
    • Suporte
    • Contratos
  • PEÇAS
  • INFORMAÇÕES
    • Material Rico
    • Blog DC Parts
    • Casos de sucesso
    • End of Life
    • Data Sheets
    • Part Numbers
    • Pergunte ao engenheiro
  • CONTATO
ORÇAMENTO
  • Início
  • SOLUÇÕES
    • Storage
    • Servidor
    • Rede
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • Material Rico
  • Blog DC Parts
  • Casos de sucesso
  • End of Life
  • Data Sheets
  • Part Numbers
  • Quem somos
    • DC Parts em São Paulo
    • DC Parts em Colômbia
  • Pergunte ao Engenheiro
  • Contato

O que Fazer Após o Fim da Garantia do Data Center

Quando a garantia do Data Center expira, o departamento de TI da organização fica vulnerável. Primeiramente porque a cada dia aumentam as chances dos equipamentos (ativos) apresentarem falhas; mas também porque, caso isso aconteça, os prejuízos serão enormes.

Então, neste artigo nós vamos te mostrar as opções do que fazer quando a garantia do data center expirar, inclusive com vantagens e desvantagens de cada uma. Acompanhe.

Renovar a garantia do data center pela OEM

Se a OEM (Original Equipment Manufacturer, ou fabricante do equipamento original) oferece a renovação da garantia, essa parece a escolha óbvia. No entanto, o custo pode ser inflado na tentativa de lhe vender um novo equipamento.

É imediato pensar que quanto mais novo um hardware for, melhor. Mas nem sempre isso se converte em algo realmente vantajoso para a empresa, principalmente considerando o alto custo da implementação de equipamentos modernos.

Além disso, a fabricante original tende a cobrar mais caro simplesmente por ser a “dona” do projeto, ou seja, considerando apenas questões de marca.

Revigorar os ativos do data center

Ao invés de estender a garantia completa por mais alguns anos, existe a opção de substituir apenas os equipamentos cuja garantia expirou. Dessa forma, você evita gastos elevados com uma substituição desnecessária de hardware e ainda mantém todo o data center moderno e com garantia.

Acontece que essa opção também exige um capital considerável, já que hardwares modernos são mais caros. Além disso, é preciso colocar na balança os custos de migração dos dados, o que, inclusive, deve ser feito por um profissional qualificado.

Manutenção interna de hardwares

Com a garantia expirada e tomada a decisão de não renovar com a fabricante, existe a opção de fazer essa manutenção “em casa”, ou seja, pelos profissionais da empresa. Eles serão os responsáveis por monitorar todos os ativos e fazer ajustes preventivos.

De um lado, existe a vantagem de não manter vínculos com a fabricante, que, como mostramos, tende a cobrar caro para estender a garantia. De outro, porém, tem o fato de que os funcionários encarregados de tal tarefa precisam ser, inegociavelmente, bem capacitados, afinal, a intenção é não depender da OEM.

Por lógica de mercado, quanto mais bem capacitado um profissional é, maior o seu salário. Além disso, será um desperdício agregar uma pessoa de alto nível como esta e não proporcioná-la acesso a um estoque de reposição farto.

Então, dependendo do nível de complexidade do seu data center, optar pela manutenção de hardwares interna por razões financeiras pode não ser vantajoso.

Manutenção externa de hardwares

Também conhecida como TPM (Third-Party Maintenance, ou manutenção terceirizada), essa opção recruta especialistas para estender o ciclo de vida dos hardwares. Normalmente trata-se de um modelo de serviço de baixo custo.

Esse serviço pode ser prestado através da substituição pontual de um ativo ou pelo serviço recorrente de manutenção preventiva. Ou seja, a última opção se converte em uma extensão terceirizada da garantia, dispensando a necessidade de contratação de funcionários especializados.

Como fazer uma boa escolha

Você tem essas opções acima para considerar, mas se ainda está com dúvida sobre qual é a melhor, precisa realizar um olhar interno. Assim, ao olhar com uma lupa para as necessidades da empresa, saberá o que funcionará melhor para ela.

Quer a nossa ajuda neste processo? Entre em contato ou preencha o formulário abaixo para saber detalhes das soluções para seu data center!

Insights

Conteúdos relacionados

As peças refurbished, ou recondicionadas, representam uma ótima alternativa para quem busca peças de reposição para equipamentos eletrônicos a preços mais acessíveis. Mas qual é a origem dessas peças? Embora a resposta possa variar, geralmente elas provêm de algumas fontes específicas.

Origem das Peças Refurbished

As peças refurbushed, ou recondicionadas, representam uma ótima alternativa para quem busca peças de reposição para equipamentos eletrônicos a preços mais acessíveis. Mas qual é

Saiba mais »
O que é EOL e como isso impacta a disponibilidade de equipamentos de TI?

O que é EOL e como afeta as empresas

EOL, sigla para “End of Life” (fim da vida, em português), é um termo utilizado no contexto de produtos, especialmente hardware e software. Ele indica

Saiba mais »
Nosso compromisso é estar ao seu lado 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um atendimento rápido e eficiente em todo o país.

DC Parts: Presente em Mais de 120 Cidades

A DC Parts tem uma ótima novidade para compartilhar! Agora estamos presentes em mais de 120 cidades em todo o Brasil, levando nossos serviços especializados

Saiba mais »

HP Adota Estratégia de Serviços em Meio à Escassez de Chips

Ao contrário do que especialistas apontavam1, a escassez de chips, que começou lá em 2020 devido ao aumento na demanda de eletrônicos — causado pela

Saiba mais »
DC Parts: Especialistas em Reparo de Equipamentos EOL. Satisfação garantida com nossa garantia de 90 dias. Contate-nos!

Reparo de Equipamentos EOL com Garantia DC Parts

Os equipamentos de TI são fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa que atua no ramo da tecnologia. No entanto, após certo tempo de uso,

Saiba mais »
DC PARTS
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
DC PARTS
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO
  • HOME
  • SOLUÇÕES
  • SERVIÇOS
  • PEÇAS
  • BLOG
  • CONTATO

Somos especialistas em soluções para Data Center, oferecendo equipamentos e serviços com suporte para ampliar o ciclo de vida dos seus ativos de TI.

Linkedin Facebook

Políticas de uso, privacidade e cookies

Brasil
DC Parts Comércio e Serviços Ltda
CNPJ 38.314.497/0001-95
Rua Arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues, 428, Altos de Pinheiros, São Paulo, SP, 05446000, Brasil
Telefone (11) 3022-4694                                    0800-607-2787  – Suporte 24h

Colômbia
Cra. 13 #112-05, Pereira, Risaralda, Colômbia

Telefone: +57 300 929 1404

Boleto
Mercado pago