Quando a garantia do Data Center expira, o departamento de TI da organização fica vulnerável. Primeiramente porque a cada dia aumentam as chances dos equipamentos (ativos) apresentarem falhas; mas também porque, caso isso aconteça, os prejuízos serão enormes.
Então, neste artigo nós vamos te mostrar as opções do que fazer quando a garantia do data center expirar, inclusive com vantagens e desvantagens de cada uma. Acompanhe.
Renovar a garantia do data center pela OEM
Se a OEM (Original Equipment Manufacturer, ou fabricante do equipamento original) oferece a renovação da garantia, essa parece a escolha óbvia. No entanto, o custo pode ser inflado na tentativa de lhe vender um novo equipamento.
É imediato pensar que quanto mais novo um hardware for, melhor. Mas nem sempre isso se converte em algo realmente vantajoso para a empresa, principalmente considerando o alto custo da implementação de equipamentos modernos.
Além disso, a fabricante original tende a cobrar mais caro simplesmente por ser a “dona” do projeto, ou seja, considerando apenas questões de marca.
Revigorar os ativos do data center
Ao invés de estender a garantia completa por mais alguns anos, existe a opção de substituir apenas os equipamentos cuja garantia expirou. Dessa forma, você evita gastos elevados com uma substituição desnecessária de hardware e ainda mantém todo o data center moderno e com garantia.
Acontece que essa opção também exige um capital considerável, já que hardwares modernos são mais caros. Além disso, é preciso colocar na balança os custos de migração dos dados, o que, inclusive, deve ser feito por um profissional qualificado.
Manutenção interna de hardwares
Com a garantia expirada e tomada a decisão de não renovar com a fabricante, existe a opção de fazer essa manutenção “em casa”, ou seja, pelos profissionais da empresa. Eles serão os responsáveis por monitorar todos os ativos e fazer ajustes preventivos.
De um lado, existe a vantagem de não manter vínculos com a fabricante, que, como mostramos, tende a cobrar caro para estender a garantia. De outro, porém, tem o fato de que os funcionários encarregados de tal tarefa precisam ser, inegociavelmente, bem capacitados, afinal, a intenção é não depender da OEM.
Por lógica de mercado, quanto mais bem capacitado um profissional é, maior o seu salário. Além disso, será um desperdício agregar uma pessoa de alto nível como esta e não proporcioná-la acesso a um estoque de reposição farto.
Então, dependendo do nível de complexidade do seu data center, optar pela manutenção de hardwares interna por razões financeiras pode não ser vantajoso.
Manutenção externa de hardwares
Também conhecida como TPM (Third-Party Maintenance, ou manutenção terceirizada), essa opção recruta especialistas para estender o ciclo de vida dos hardwares. Normalmente trata-se de um modelo de serviço de baixo custo.
Esse serviço pode ser prestado através da substituição pontual de um ativo ou pelo serviço recorrente de manutenção preventiva. Ou seja, a última opção se converte em uma extensão terceirizada da garantia, dispensando a necessidade de contratação de funcionários especializados.
Como fazer uma boa escolha
Você tem essas opções acima para considerar, mas se ainda está com dúvida sobre qual é a melhor, precisa realizar um olhar interno. Assim, ao olhar com uma lupa para as necessidades da empresa, saberá o que funcionará melhor para ela.
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