Estender a vida útil de equipamentos eletrônicos é fundamental nesses altos preços causados pela escassez de chips. E esse assunto é ainda mais delicado quando olhamos para os data centers e storages.
São ativos de TI que, em caso de instabilidades e/ou falhas definitivas, podem significar perdas financeiras altíssimas. Justamente por isso, as empresas trocam seus equipamentos com certa frequência, gastando mais do que o necessário.
Neste artigo, você vai ver que a manutenção de hardware, quando feita por especialistas, é a chave para manter a infraestrutura de TI funcionando, com garantia e a um custo muito mais acessível. Continue a leitura!
Panorama rápido sobre a escassez de chips
A pandemia afetou absolutamente todos os setores da economia mundial, então não há novidade em apontá-la como culpada por qualquer crise setorial. Mas temos que concordar que vários setores viram suas demandas explodirem.
Em fevereiro de 2020, por exemplo, uma fabricante francesa de máscaras habituada a entregar 170 milhões de unidades por ano se deparou com uma demanda inesperada de 500 milhões só naqueles 2 primeiros meses.
Alta demanda de máscaras. Mas sem preocupação, pois existem muitas fábricas de diferentes empresas do setor espalhadas pelo mundo. Além disso, a complexidade da confecção é baixa, o que diminui o atrito da escala.
No entanto, o setor de eletrônicos foi outro que explodiu, devido ao home office. De um mês para o outro, muitas pessoas tiveram que comprar não só um computador, mas também uma webcam e um microfone. E todo eletrônico possui chips.
O problema: apenas uma empresa, a TSMC, fabrica 84% dos semicondutores do mundo2. Ela utiliza uma máquina de 180 toneladas chamada Twinscan, que também só é fornecida por uma empresa, a ASML3. A tecnologia é tão aprimorada que Intel, AMD, Samsung e Apple não conseguem copiar. São clientes da TSMC.
E com o isolamento social, as fábricas praticamente pararam.
Ou seja: houve um aumento de demanda proporcional à redução drástica da capacidade de produção. Como o setor inteiro se converge a uma só empresa, chega-se à escassez de chips.
Manutenção de hardware é a resposta para escassez de chips em data centers
Quando falamos de Data Centers, estamos falando de uma responsabilidade imensa. É algo que, simplesmente, não pode ter mal funcionamento, sob o risco de panes em sistemas, clientes insatisfeitos, parceiros sem conseguir trabalhar e por aí vai.
Então, a probabilidade de um equipamento entrar em curto e colocar outras peças em risco deve ser nula. Essa é a razão pela qual as OEM (Original Equipment Manufacturer, ou fabricante do equipamento original) querem que a empresa compre novos modelos conforme eles são lançados.
Mas com a escassez de chips, os preços estão cada vez mais altos. Isso se traduz em prejuízo para muitas organizações.
Acontece que, através da manutenção de hardware feita por especialistas terceirizados, a mesma previsibilidade sobre a integridade do equipamento é possível. Torna-se muito mais vantajoso trocar determinadas peças do que substituir equipamentos inteiros que não apresentavam falhas.
Benefícios de contratar a manutenção de hardware da DC Parts
A DC Parts tem uma rede global de parceiros estratégicos, ou seja, nosso estoque de reposição é muito rico. Isso traz os seguintes benefícios:
- Alta disponibilidade de peças;
- Não precisa trocar equipamentos inteiros fora da garantia, pois nossa manutenção amplia o ciclo de vida dos ativos de TI da empresa;
- Data centers e storages em pleno funcionamento por mais tempo e com custo reduzido;
- Equipamentos seminovos testados e acompanham garantia;
A boa notícia, é que sua empresa pode confiar no desempenho dos equipamentos recondicionados quando houver disponibilidade de peças de alta qualidade e atendimento para as principais marcas do mercado.