A redução de custos com TI é extremamente estratégica para qualquer negócio, uma vez que mantém a saúde financeira da organização sob controle.
Além disso, o setor de TI é capaz de gerenciar as informações de uma empresa de modo eficiente, deixando tudo organizado e centralizado — evitando gastos desnecessários.
Confira a seguir como fazer a redução de custos com TI e quais os benefícios de se contratar uma empresa terceirizada para realizar esses serviços.
Como fazer uma redução de custos com TI
Quando se fala em redução de custos com TI, significa que a empresa quer continuar utilizando os recursos de Tecnologia da Informação, mas otimizar as despesas.
Sendo assim, para que ela consiga reduzir esses custos, listamos algumas medidas:
- Uso do método TCO (Custo Total de Propriedade), que auxilia na gestão financeira ao analisar quais gastos a empresa teve na compra, utilização e manutenção dos ativos de TI;
- Aplicação do ITI, um guia de boas práticas que ajuda a organizar os processos de TI, bem como orientar os profissionais para exercerem suas atribuições com eficiência;
- Utilização do COBIT, um framework de gerenciamento de TI que serve para desenvolver, organizar e implementar estratégias de gerenciamento de informação e governança. Em outras palavras: alinha os objetivos da empresa com os objetivos da TI, fazendo a TI atender com eficiência as necessidades do negócio;
- Terceirização de certas operações, como backups, suporte, administração de dispositivos e aplicativos e acesso móvel ao sistema;
- Migração da infraestrutura para a nuvem, já que isso livra a empresa de certos gastos, como licenças de produtos, instalações e atualizações de softwares e hardwares;
- Revisão dos acordos feitos com os fornecedores. De tempos em tempos, é importante conferir se os preços cobrados ainda são saudáveis para a saúde financeira da empresa. Caso não, ela pode conversar com os fornecedores para que os preços sejam alterados ou buscar novos fornecedores com preços acessíveis;
- Automatização de processos, como a varredura, backups na nuvem e monitoramento de rede.
Vantagens da terceirização de serviços de TI
Uma empresa ganha diversas vantagens quando decide fazer a terceirização de serviços de TI. Detalhamos algumas.
- Custos reduzidos
Os salários pagos aos profissionais de TI são bem altos, o que significaria um grande investimento das empresas ao contratá-los. Fora isso, ainda há os gastos com os encargos trabalhistas.
Portanto, como abordado anteriormente, ao terceirizar os serviços de TI, é indiscutível que a empresa beneficia-se com a redução de gastos. Um exemplo disso são os contratos de manutenção — que possibilitam a reposição de peças do data center, por exemplo.
- Maior produtividade
Ao terceirizar os serviços de TI, têm-se profissionais especializados fazendo os serviços com responsabilidade e eficiência, gerando, assim, maior produtividade para a organização.
Algo que se soma a isso são as experiências desses profissionais, já que eles estão rotineiramente envolvidos em outros projetos.
- Utilização de inovações tecnológicas
Para que uma empresa conquiste melhores resultados, precisa de um setor responsável por buscar e desenvolver novas tecnologias. Isso, porém, nem sempre acontece.
No entanto, com a terceirização de serviços de TI, os profissionais especializados podem propor inovações tecnológicas mais adequadas, eficientes e até mais econômicas para a empresa.
Redução de custos com TI: hora de sua empresa economizar
A sua empresa está a um passo de reduzir custos com TI por meio da terceirização de serviços.
Quer saber como ela pode fazer isso de forma descomplicada e segura?
Entre em contato com nosso time para saber os detalhes das soluções que temos para a sua empresa.