Manutenção de data center é um assunto muito sério e que precisa estar no radar dos gestores de TI de toda organização. A razão é muito simples: um data center armazena todas as informações da empresa — inclusive aquelas mais sensíveis, como dados dos clientes.
Qualquer infortúnio, então, que interrompa o funcionamento de um data center pode causar um prejuízo inestimável — que segundo a Vertiv1 pode ser de até 9 mil dólares por minuto.
Sendo assim, é muito importante estar com a manutenção do data center em dia. Neste artigo, vamos te mostrar como economizar no investimento de hardware através da extensão de uso de alguns equipamentos.
Os 3 tipos de manutenção de data center
Hardwares não são baratos, razão pela qual sua boa conservação é levada muito a sério. Então não se trata, apenas, de um armazenamento/instalação correta dos equipamentos, longe da poeira e em local refrigerado. A empresa deve acompanhar o funcionamento do storage de perto, através dos 3 tipos de manutenção de data center.
1. Manutenção Preventiva
Ela existe para detectar falhas no hardware em estágios iniciais. Uma equipe especializada faz um levantamento completo e atesta a “saúde” de todo o sistema.
O objetivo da manutenção preventiva é se antecipar a problemas e solucioná-los sem que a empresa precise desligar o data center. Então, os problemas detectados aqui ainda não comprometem o funcionamento do sistema, ou seja, a companhia ainda tem uma margem de tempo para aplicar os ajustes.
2. Manutenção Preditiva
Este tipo de manutenção é feito no limite máximo antes de um hardware apresentar problemas efetivamente. Ou seja, ele ainda está em funcionamento, dentro de sua respectiva vida útil, mas sua substituição deve ser providenciada o quanto antes.
Aqui, muitas OEM (Original Equipment Manufacturer, ou fabricante original do equipamento) já querem que você compre um novo hardware, que obviamente tem um custo mais elevado. Mas há investimentos melhores, que estendem o uso dos equipamentos, como você verá no final deste artigo.
3. Manutenção Corretiva
Por último, temos a manutenção corretiva, que consiste no conserto ou troca de equipamentos que apresentam falhas severas ou deixaram de funcionar completamente. Quando ela faz parte de um planejamento ou cronograma de manutenção de hardware, segue processos que não exigem desligamento completo do data center.
Porém, quando são inesperadas, são resultado da ausência das duas manutenções anteriores. O prejuízo é dobrado: tanto devido à inoperabilidade do sistema como à substituição dos hardwares. Vale lembrar que o curto-circuito gerado por um equipamento defeituoso pode danificar outras peças conectadas.
Economizar no investimento de hardwares para manutenção do data center
A DC Parts tem acesso ao estoque de inúmeros fornecedores do mundo inteiro e, portanto, uma enorme disponibilidade de hardwares seminovos de data center. Antes de enviá-los, cada um deles passa pelo seguinte processo:
- Teste: inspeção individual de cada componente;
- Apagamento de arquivos: quaisquer dados pré-existentes de hardwares de armazenamento são deletados de acordo com os padrões da indústria;
- Restauração estética: extração de toda a poeira interna e externa;
- Instalação do software da empresa compradora;
- Embalagem e despacho apropriados, por transportadoras confiáveis.
Além disso, oferecemos garantia do equipamento e a certeza de sua operabilidade. Isso significa que a economia conquistada ao optar por hardwares seminovos (mas fornecidos por uma empresa especializada no setor, como a DC Parts) é muito relevante.
Muitas peças chegam ao final da garantia da OEM sem qualquer defeito. Por isso, você pode contar com a DC Parts para estender o uso desses equipamentos, contratando unicamente nossos serviços de manutenção de data center e garantia.
Gostou do conteúdo? Preencha o formulário abaixo e agenda uma visita técnica conosco!